Publicidade
Publicidade

Grupo avalia propostas de ciclomobilidade para o Plano Diretor de Curitiba

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail

curit-cruzamentoO Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) sediou no último sábado (16) o encontro de um grupo de estudos formado com a finalidade de discutir as propostas na área da ciclomobilidade e da mobilidade urbana sustentável que vão subsidiar a revisão do Plano Diretor de Curitiba.

O Plano Diretor está definido na legislação federal e na Lei Orgânica do Município e é o instrumento básico na política de desenvolvimento e expansão urbana em qualquer cidade e a cada década, este referencial é revisto.

Para o processo de revisão de 2014, além das dez audiências públicas temáticas realizadas pela Câmara Municipal, estão previstas seis reuniões mensais de grupos de estudos para sistematizar as informações produzidas nas audiências.

O encontro do último fim de semana contou com a participação de profissionais da área de arquitetura e urbanismo e teve a contribuição do Ir e Vir de Bike na formulação de propostas para a área da ciclomobilidade.

Dentre as sugestões definidas pelo Grupo, estão a integração metropolitana por meio de uma rede cicloviária, a valorização e requalificação dos espaços públicos, a aplicação de porcentual dos recursos arrecadados em multas de trânsito de veículos em campanhas educativas e de estímulo ao usa da bicicleta, a criação deum passe único intermodal, a implantação de campanhas de educação no trânsito permanentes, criação de incentivos tributários para empresas que estimularem o uso de bicicletas para o deslocamento de seus funcionários e o uso de modelos matemáticos para o planejamento e integração do transporte multimodal.

O fiscal do CAU-PR, Walter Gustavo Linzmayer, que presidiu a reunião, avalia o resultado do grupo de trabalho como positivo, mas ressalta que é preciso avançar na criação de mecanismo que ampliem a participação cidadã nas decisões que envolvam o futuro da cidade. Ele explica que os resultados do grupo de trabalho agora serão encaminhados como sugestões à Prefeitura para subsidiar a formulação do novo Plano Diretor.

As audiências públicas, assim como as reuniões temáticas, são registradas em vídeo, áudio, imagem e texto e ficam disponíveis para consulta pública no site do Plano Diretor de Curitiba da Câmara Municipal.

Publicidade

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *