Publicidade
Publicidade

Jaguar usa tecnologia para proteger ciclistas no trânsito

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail
Sistema alertará motoristas sobre a presença de ciclistas nas vias (Divulgação/Jaguar)

Sistema alertará motoristas sobre a presença de ciclistas nas vias (Divulgação/Jaguar)

A fabricante de carros de luxo Jaguar aposta na tecnologia para garantir um trânsito mais seguro para os que dirigem e os que pedalam. A montadora desenvolveu um sistema que é capaz de detectar a presença de ciclistas no entorno do veículo e alertar o motorista, reduzindo assim as chances de um acidente.

Usando uma espécie de radar, o chamado Bike Sense Safety System vai soar o som de uma campainha de bicicleta quando um ciclista se aproximar a menos de 7,5 metros do veículo para uma ultrapassagem ou vice-versa. O sistema também cobre as áreas dos chamados pontos cegos do veículo. Além disso, sinais luminosos indicarão a localização do ciclista e o banco, através de sistema táctil, vai dar um “tapinha” nas costas para alertar o motorista da aproximação. Caso o motorista não reaja voluntariamente, o acelerador poderá ser travado para reduzir a velocidade de veículo.

O dispositivo deverá estar disponível dentro de dois anos nos novos modelos dos veículos das marcas Jaguar, Land Rover e Range Rover e deverá ajudar a reduzir os quase 20 mil acidentes envolvendo veículos e ciclistas nas ruas e estradas do Reino Unido todos os anos.

Jaguar e bicicletas

 

Chris Froome exibe bicicleta desenvolvida pela Jaguar. (Divulgação/Jaguar)

Chris Froome exibe bicicleta desenvolvida pela Jaguar. (Divulgação/Jaguar)

A montadora Jaguar tem uma relação de paixão com o mundo das bicicletas. Parte da tecnologia aerodinâmica e de materiais aplicada nos veículos da marca tem sido usada no desenvolvimento de bicicletas para competições de alto nível. Em 2014, a Jaguar desenvolveu, em parceria com a Pinarello, a bicicleta Dogma F8, usada pelo Team Sky durante toda a temporada. A marca conta também com o ciclista Chris Froome, campeão do Tour de France de 2013 e da Vuelta de España de 2010, como seu garoto-propaganda.

Veja o vídeo do Bike Sense Safety System

Publicidade

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *