Publicidade
Publicidade

Motoristas infratores do PR receberão cartilha sobre respeito aos ciclistas

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail

cartilha-detranA partir da segunda quinzena de julho, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) começará a distribuir 200 mil exemplares de uma cartilha com a dicas e orientações sobre a convivência com a bicicleta no contexto do trânsito ao final dos cursos de reciclagem para motoristas infratores.

Baixe a cartilha em PDF

O material, elaborado em parceria com a Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu), também será entregue em ações educativas e eventos promovidos pelo órgão e parceiros, como ONGs que trabalham pela segurança no trânsito. “A ideia é que a cartilha sirva para orientar tanto quem usa a bicicleta, como quem divide espaço com elas no trânsito”, explica a assessoria de imprensa do Detran-PR.

A arte e a produção dos guias custaram R$ 86,4 mil – R$ 0,43 por exemplar – e foram financiados com recursos do próprio Detran-PR destinado à comunicação e campanhas educativas. Já o conteúdo do material e direitos autorias foram cedidos pela ONG Transporte Ativo.

Segundo o órgão, o material poderá ser reimpresso sempre que se julgar necessários, quando todos os exemplares forem distribuídos ou se houver necessidade de um número maior, como um grande evento ou uma demanda maior que o previsto nos cursos de reciclagem.

Bicicleta na prova teórica

A ação do Detran-PR em prol das bicicletas soma-se à outra, que vai incluir a obrigatoriedade de questões da legislação de trânsito envolvendo as bicicletas em pelo menos uma das 30 questões da prova teórica para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O compromisso de incluir as questões do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos testes foi formalizado em reunião realizada com os ciclistas no mês de abril e deverá ser colocada em prática nos próximos meses.

A iniciativa pioneira do órgão de trânsito paranaense abriu precedente e está sendo reproduzida pelo Detran de Pernambuco. Lá, o órgão incluiu no banco de perguntas 13 questões relativas a ciclistas e ao veículo bicicleta.  à inclusão de perguntas relativas a ciclistas e ao veículo bicicleta.

 “O objetivo desta modificação do questionário é adaptar o exame teórico do Detran-PR ao atual contexto de transporte multimodal, no qual a participação dos ciclistas cresce cada vez mais”, diz o órgão pernambucano.

Publicidade

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *