Publicidade
Publicidade

Vaga de EstaR dá lugar a conjunto de paraciclos em frente ao Bar O Torto

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail
Vaga do EstaR vira área para bicicletas.

Vaga do EstaR vira área para bicicletas.

Encravado no coração do bairro São Francisco, tradicional ponto de encontro da juventude curitibana, o Bar O Torto ganhou nesta sexta-feira (6) um conjunto de estacionamento público de bicicleta (paraciclos). O projeto piloto, implantado pela Coordenação de Mobilidade da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), retirou uma vaga do estacionamento regulamentado (EstaR) dos veículos motorizados para criar o espaço exclusivo para as bicicletas.

Foram implantados quatro paraciclos, com capacidade para estacionar até oito bicicletas. A Secretaria do Meio Ambiente também implantou uma floreira, que servirá para demarcar a área e evitar que o espaço seja indevidamente ocupado por carros. Nos próximos dias a área deverá receber sinalização horizontal e placas de trânsito indicando que a área é exclusiva para bicicletas.

 

Magrão comemora a implantação dos equipamentos em frente ao Torto.

Magrão aprova implantação dos paraciclos.

“O projeto é inédito já que é a primeira vez que se retira uma vaga de carro na rua para a implantação de vagas de bicicletas. A intenção é avaliar esse projeto-piloto e ver o que é possível fazer de maneira mais ágil para a implantação de mais pontos de paraciclos nos locais de maior demanda”, explica o assessor da Coordenação de Mobilidade da Setran, Jorge Brand (Goura).

Segundo ele, o projeto foi implantado com recursos operacionais da secretaria e usando os equipamentos que sobraram do projeto da Praça de Bolso do Ciclista. “Vamos usar essa experiência para ver como usar os próprios equipamentos da prefeitura para fazer paraciclos no formato de U invertido”, diz.

O proprietário do bar d’O Torto e agitador cultural de Curitiba Arlindo Ventura, o Magrão, lembra que a demanda por um paraciclo no local é antiga e comemora a instalação dos paraciclos em frente ao bar. “Coincidentemente, hoje é o aniversário de 12 anos da criação do bar”, diz Magrão, que avalia que o equipamento será muito útil para todos os que frequentam a região de bicicleta.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a Coordenação de Mobilidade está analisando e mapeando os locais do EstaR na cidade para a instalação de novos paraciclos. A população também poderá fazer solicitações de paraciclos em vagas de EstaR ao órgão por meio do serviço 156 ou diretamente na Setran. Os engenheiros e técnicos da secretaria farão a análise de viabilidade dos pedidos.

Publicidade
4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *